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Cost Per Action (CPA) / Custo por ação (CPA)

TL;DR

O Cost Per Action é um dos modelos de publicidade digital que está ganhando cada vez mais popularidade ultimamente. CPA implica que um anunciante paga ao editor, não pelo número de cliques, vistas ou período de tempo, mas pelo número de conversões que o anúncio gerou. Este é um modelo preferido, pois é baseado em resultados e não em adivinhações.

Sobre o custo por ação

O custo por ação também é conhecido como custo por aquisição ou custo por pedido. É um modelo de preço de anúncio baseado em resultados e implica que o anunciante será cobrado uma taxa fixa ou uma percentagem da venda, por cada vez que o visitante do anúncio for transformado em uma conversão. Assim, basicamente o anunciante só paga à editora quando recebe uma subscrição de newsletter, uma compra, um registo ou qualquer outro resultado concreto do anúncio.

Quais são as vantagens do Cost Per Action?

O modelo CPA tem as vantagens de ser de baixo risco e tem um bom retorno sobre o investimento (ROI), pois a editora do anúncio só é paga após as conversões geradas pelo anúncio. Se a plataforma onde o anúncio é veiculado permite este tipo de preço, os marqueteiros sempre preferirão este tipo de campanha apesar do CPC, CPL ou outras formas de pagamento.

Como é calculado o Custo por Ação?

A fórmula CPA é bastante auto-explicativa: Custo por ação = Total do orçamento Gasto/Total Atribuído de Conversões Por exemplo, se você investir $100 em um anúncio e adquirir, digamos, 20 novos clientes, seu CPA será 100/20=5. Isto significa que você pagou $5 por cada novo cliente que o anúncio trouxe para você. Este tipo de modelo de anúncio é o melhor para quando você, como comerciante, já está ciente do valor de uma determinada conversão.