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Cost Per Mille (CPM) / Custo por Milha (CPM)

TL;DR

Também chamado custo por mil (CPT), o modelo de preço Cost Per Mille cobra dos anunciantes um preço fixo por cada 1000 visualizações/impressões, independentemente do fato de o anúncio ter sido clicado ou não. É um método de publicidade muito usado especialmente quando o objetivo da campanha é gerar conscientização e quando a taxa de cliques por meio de cliques (CTR) não é relevante.

Sobre o CPM

O Custo por Milha ou custo por mil impressões publicitárias é um dos principais modelos de preços de anúncios. Embora seja muito utilizado, o CPM não indica necessariamente a eficácia de um anúncio/campanha. Assim, quando os anunciantes pretendem aumentar as conversões tais como vendas ou registos, muitas vezes preferem escolher outros modelos de preços, tais como o custo por clique (CPC) ou o custo por acção (CPA) para planear os seus orçamentos.

Quando é utilizado o Custo por Milha?

O CPM é recomendado para ser usado quando o propósito do anúncio é gerar consciência da marca e para os anúncios em que as impressões são mais valiosas do que os cliques em geral (por exemplo, campanhas políticas).

No entanto, este é o modelo de preços mais popular para publicidade em vídeo. O Youtube é conhecido por usar este tipo de modelo de anúncio, cobrando uma taxa fixa por 1000 visualizações de vídeo, com o preço dependendo da posição em que o anúncio é colocado na tela dos usuários. É também muito difundido nas redes de mídia (TV, rádio, jornais, revistas, etc).

Como é calculado o Custo por Mille?

A fórmula para o CPM é a seguinte: Custo por Milha = Custo do anúncio ($) / Número de Impressões Geradas x 1.000 Por exemplo, se você investir $1200 em um anúncio e a audiência total estimada for 150.000 pessoas, então você terá um custo por milha de $1.200/200.000x1.000 = $0,006x1.000= $6. Isto significa que você pagará $6 por 1.000 impressões.